terça-feira, 17 de agosto de 2010

Orientação profissional.. O que é?


Segundo dados da Folha de São Paulo, apenas 42% dos estudantes brasileiros de ensino superior conseguem completar a faculdade. Segundo dados do Censo da educação superior 2003, há uma crescente defasagem entre o número de pessoas que entram nas universidades e que terminam seu curso.

Ao comparar, a partir dos microdados do censo do IBGE de 2000, a profissão de 3,5 milhões de trabalhadores formados em 21 áreas diferentes, os pesquisadores descobriram que a maioria deles, mais precisamente 53%, está hoje numa profissão distinta daquela para qual se preparou. A situação varia conforme a carreira. Fazendo a soma desses fatores, conseguimos atribuir que somente 1/4 das pessoas que escolhem uma profissão, irão realmente trabalhar naquilo que escolheram, outros 3/4 vão escolher outros caminhos profissionais.

Temos uma visão distorcida, de que somente quem tem dúvidas sobre a profissão é que deve buscar auxilio. Enquanto na realidade a ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL é uma medida preventiva, que visa auxiliar o jovem no processo de maturação em relação á escolha.
"Mais fácil aprender a fazer algo de que se gosta, do que aprender a gostar de algo que se faz bem" Eliseu Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário