quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Modalidades de orientação profissional


Autoconhecimento: Essa técnica possibilita o jovem a entrar em contato com aspectos pessoais, que estão ligados a diversas fases da sua vida, as quais servem para a compreensão dos fatores que influênciam na decisão atual. São técnicas que elucidam ao jovem seus gostos e preferências pessoais, os distinguindo dos valores socias e familiares. Além de permitirem ao jovem ver-se atráves do olhar do outro num processo de identificação pessoal.



Informação profissional: São técnicas que informam ao jovem as especialidades de diferentes profissões, elucidam dúvidas acerca das mesmas e desmantelam-se mitos e preconceitos. Além disso, levantando reflexões, sobre os critérios para a escolha profissional, sobre quais as expectativas em relação a carreira.



Visitas ás universidades: Conhecer e conversar com profissionais de diversas áreas. É importante que o jovem possa concretizar as antigas fantasias em relação ás profissões para que ao fim do processo escolha com mais propriedade.




Essas são apenas algumas das modalidades existentes que, ajudam na hora da escolha profissional, existem mais oito tipos, criados por grupos que tem como função auxiliar o jovem na sua futura carreira profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário